terça-feira, 22 de novembro de 2011

CABRA MARCADO PARA MORRER

MOFO
NESTA SEXTA, DIA 25, NO AUDITÓRIO DA JOÃO NEGRÃO.




O filme é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Foi interrompido em 1964, em razão do golpe militar, o qual as forças policiais cercaram a locação no engenho da Galiléia e interromperam as filmagens, parte da equipe foi presa sob a alegação de comunismo e o restante se dispersou. Foi recomeçado 17 anos depois, recolhendo os depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens e reencontrando a viúva de João Pedro, Elizabeth Teixeira, que até então vivia na clandestinidade. 

DIA 25.11.11 - 19hs - Entrada Franca

Local: IFPR Campus Curitiba - Auditório - Sede da João Negrão
R. João Negrão, 1285

Debatedores convidados:


Eduardo Baggio
Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná com a dissertação “O Cinema Documentário e seu Caráter Distintivo: a similaridade entre o objeto imediato e o objeto dinâmico”, doutorando da PUC/São Paulo com o trabalho “A realização fílmica segundo as teorias do cinema documentário” e Professor de Cinema nas Universidades Tuiuti, Positivo e do curso de cinema da FAP. Como cineasta já realizou mais de 25 filmes que acumularam 15 prêmios.


Luciano Coelho 
Cineasta paranaense, realizou o filme de ficção média-metragem “O Fim do ciúme” (2002), ganhador de dois kikitos no Festival de Gramado entre outros prêmios. Ministra oficinas de audiovisual no Projeto Olho Vivo. Na área de documentários foi diretor do curta em 16mm “História de um Passado Perdido” (1998), realizado no Chile e prêmio de roteiro e menção especial para filme no Festival de Cinema de Curitiba; do curta “Vida de Balcão” (2007), prêmio de Melhor Documentário no Festival Iberoamericano de Sergipe e no Festival de Cinema de Cascavel, entre outros.