quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Falcão Maltês / Relíquia Macabra



THE MALTESE FALCON, 1941, JOHN HUSTON



7 comentários:

  1. Eu, como um bom apreciador do cinema clássico, também sou um apreciador da estética do cinema Noir: o visual é impactante e único, sendo "homenageado" (termo melhor do que imitado) muitas vezes no cinema contemporâneo. Porém, há algo em The Maltese Falcon que não me agrada. Diferentemente de outros clássicos Noir que eu admiro (como Laura, de Preminger e Double Indemnity, de Wilder), este filme é, ao meu ver, lento e sem graça, e eu culpo mais ao elenco (liderado pelo moribundo Humphrey Bogart) do que à direção de John Huston (que fez um dos melhores filmes do cinema na minha opinião: The Dead).
    Mas, gostando ou não, não serei eu que tirarei a aura de clássico deste filme!!!

    ResponderExcluir
  2. Cinema Noir tem uma construção unicamente interessante, principalmente este que é o primeiro neste formato, gosto muito deste filme por que além de ser o precursor do estilo, também é o mais bem construído, tudo que o cinema Noir é tem nele, o herói cafajeste, mulher fatal e objeto adorado e disputado por todos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O filme tem lá seus méritos, mas achei que peca pelo excesso de falas e pouca ação. Porem se olharmos a proposta de inovação da época e toda a construção de um estilo juntamente com a história,acaba compensando. Eu confesso que achei muito cansativo e que a legenda contribuiu pra isso.

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo já sabe que respeito muito o cinema clássico, com essa história de Noir, Neo-Realismo e "otras cocitas mas". Mas o que todo mundo também já sabe é que sou o maior admirador de filmão de cultura popular. Ou seja, clássico e tudo mais, só que pra mim não passa de uma construção abstrata e pesada chegando a ser cansativa as vezes.

    ResponderExcluir
  6. Um pouco cansativo em alguns momentos, entretanto muito bem construído para a época e esteticamente belíssimo, com sua atmosfera de mistério e suspense, seu anti-herói cafageste, sua femme-fatale, seu universo suburbano... E a fotografia, Ah! Uma delícia à parte. Só por ela já vale a pena assistir a este filme!

    ResponderExcluir
  7. O estilo noir apresenta-se em todos os seus elementos, da ambientação realista e noturna, com fortes traços do expressionismo alemão neste filme, e concordo quando dizem que o filme ficou cansativo pois acaba tendo açõe smeio que lógicas além da legenda em p&b que foi horrivel.

    ResponderExcluir