terça-feira, 22 de maio de 2012

A Marvada Carne

DATA: 25 de maio de 2012 Local: auditório IFPR - João Negrão filme: Marvada Carne de André Klotzel (1985) Convidado para o debate: Marden Machado

2 comentários:

  1. Antes de comentar sobre o filme, vale a pena citar o debate com o Marden Machado, que gentilmente transmitiu seu conhecimento para as turmas, desviando parcialmente do assunto principal, tornando a discussão ainda mais interessante e gerando pequenos debates entre os colegas. É sempre útil ter noção do panorama (seja ele histórico, social e/ou econômico) do cinema não só no Brasil em geral, mas também na nossa cidade. Muito precisa ser melhorado, de fato, mas o caminho tende-se a abrir daqui pra frente, considerando que as condições de se fazer um filme já foram mais difíceis.

    A Marvada Carne, apesar de ser uma comédia, traz muitos pontos pertinentes. Seus diálogos escritos na linguagem coloquial e transmitidos da mesma forma humilde pelo elenco (confirmando a carreira promissora de Fernanda Torres), a temporalidade indefinida até o início do terceiro ato, a preservação da luz natural na direção de fotografia na maioria dos planos e o contexto econômico da época explicitado numa das cenas finais.

    Ressalto também a parte em que os caipiras dão depoimentos a respeito do boi Barroso, enriquecendo e mudando o ritmo da narrativa pela forma em que é retratada. Assim como nos livros/filmes O Pagador de Promessas e Vidas Secas, o sincretismo religioso marca presença influenciando a crendice das pessoas, misturando ícones católicos com personagens do folclore brasileiro e macumba, dissipando-se quando Nhô Quim chega à cidade grande. Em suma, o filme é agradável, propiciando boas risadas aos espectadores e a participação de Regina Casé é imperdível!

    ResponderExcluir
  2. Adorei filme, bem humorado estilo caipira, boas sequências, boa fotografia, boa edição, roteiro tem pontos altos...mas acho perdeu um pouco no final. A Fernanda Torres e Regina Casé são casos à parte, no começo de suas carreiras, dão forma engraçada ao folclore, e suas crendices populares, mexendo no imaginário entre o bem e o mal. Parabéns pela escolha....agradeço

    ResponderExcluir