quinta-feira, 26 de agosto de 2010

“Ladrões de bicicleta” (Ladri di biciclette, Vittorio de Sica, 1948)

Os EUA estavam cada vez mais ricos após a Segunda Guerra Mundial porque venderam armas, tecnologia IBM e muita Fanta Laranja para os nazistas. Enquanto isso, a Itália rastejava no rastro xenofóbico deixado pelo nazi-fascismo de Mussolini. É neste cenário de devastação pós-guerra que o cineasta italiano Vittorio de Sica ambienta um dos mais importantes filmes do neo-realismo: Ladrões de Bicicleta, de 1948. Filme p&b, articulado por linguagem audiovisual fronteiriça entre o ficcional e o documental, Ladrões é um exemplar de filmoteca básica: excelente roteiro, direção inovadora e temática polêmica. Integra uma categoria de cinema desprovido de glamour, mas pleno de conteúdo crítico. Fez tanto sucesso no ano de seu lançamento que gerou a criação de um Oscar para melhor filme estrangeiro na terra dos Aliados ricos. Seus personagens evocam a realidade cotidiana e em geral os atores são pessoas comuns, não atores profissionais.

O tema do filme é a miséria. Mas não só da condição econômica ou exclusão social. Este é, sobretudo, um filme sobre a miséria humana, sobre a situação limítrofe à qual a frustração pessoal e a falta de perspectiva podem levar um homem – numa referência imediata ao próprio fenômeno do fanatismo característico da guerra em questão. Os personagens do filme são gente comum: idosos, famílias simples, marginalizados, trambiqueiros, burgueses. O conflito do protagonista é a obsessão pela única oportunidade de emprego que conseguiu em muito tempo, mas que exige como pré-requisito a posse de uma bicicleta. Nos 93 minutos do filme o espectador acompanha a crescente busca do protagonista para recuperar sua bicicleta roubada. Protagonista este que não é totalmente um herói: ama sua mulher mas trata-a como empregada doméstica e expõe seu único filho a riscos, agressões verbais e por fim, comete o mais banal dos erros humanos na sua frente, replicando o crime do qual foi vítima. Ladrões de bicicleta é um filme obrigatório e uma grande aula de cinema.

Cynthia Schneider


8 comentários:

  1. Lega Cynthia, belo texto... acho até que vamos fazer uma publicação sobre os comentários dos filmes, que tal?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Do Neo-realismo, movimento originário da Itália dos anos 40. Um filme intrigante que conta a história das consequencias da guerra. Mostra a repressão, o desespero por um emprego seja ele qual fosse, há também o mercado negro (representado pelo mercado de bicicletas). Ladrões de Bicicleta baseia se na degradação humana pela necessidade do que hoje é considerado banal. Retrata uma triste realidade, mostrada de uma forma reflexiva e especial.
    Um filme muito importante que deve ser apreciado e admirado.

    Natalie Patricio

    ResponderExcluir
  3. Poxa para um filme de 1948 é algo até que bem montadinho (rsrsrsrs), historinha melosa, melancólica, mais que se formos ver nos dias de hoje se assemelha a historia e realidade de muitas pessoas hoje em dia.
    Interessante que pelo que eu fiquei sabendo que foi baseado em situações reais da época pós-guerra e que o cara teve que empenhorar seus lençóis para poder comprar uma bicicleta e que por bobeira acabou sendo roubado e tendo que corre o filme inteiro atrás dele e no final resolveu fazer o mesmo e acabou se dando mal. Filme bacana, vale apena tirar a poeira dele e ver.
    Fabiano Duarte

    ResponderExcluir
  4. O filme é incrível. Principalmente ao pensar que o que vemos era a realidade da época que passava pelo pós-guerra, todo aquele cenário de destruição, de pobreza e de precariedade. Também impressiona a seleção de atores, que para parecer mais real, foi priorizado a contratação de atores não profissionais, como preza o neorrealismo.

    Jessica Jasper

    ResponderExcluir
  5. É ótimo pra limpra os canais lagrimais, afinal não tem como não chorar com a história. Sem falar naquele garotinho fofo que rouba a nossa atenção nas cenas. Muito realista, nos faz pensar em como a segunda guerra deixou muitas familias na miséria e as dificuldades de um pai perante a sociedade capitalista. Gostei também da trilha sonora que ajuda, de certa forma a compor a narrativa.

    ResponderExcluir
  6. Filme muito bom, bem montado. A história é bastante comovente, afinal, se passa na Itália pós guerra, onde as pessoas precisam se virar para sobreviver. Realmente não tem como não se emocionar vendo escolhas que uma pessoa precisa tomar, por mais que saiba que sejam erradas, apenas para sobreviver.

    ResponderExcluir
  7. Filme muito legal. Mostra o empenho de uma de uma família para o marido conseguir um emprego e o desespero de um pai, que depois de tanto sofrimento acaba sendo roubado e vendo sua chance de mudar de vida indo embora sobre duas rodas. É impressionante também a dedicação do menino Bruno em procurar a bicicleta do pai.

    ResponderExcluir