sexta-feira, 17 de setembro de 2010

EM CARTAZ: TEMPOS MODERNOS

Modern Times, Charles Chaplin, 1936

10 comentários:

  1. Como não sorrir perante uma piada tão inocente? Como não se cativar com a história e os dramas de um personagem tão simpático, tão simples, humilde, sonhador... E tão real. Um rapaz que de pobre maltrapilho se tornou um dos maiores nomes da história do Cinema e da Humanidade. Seus filmes não são simples comédias, são dramas e histórias de uma vida real, tratando de pessoas que passavam por problemas e adversidades comuns a muitos de nós, mas que mesmo com desilusões continuavam seguindo em frente, com força, esperança... E um sorriso no rosto.

    O MOFO precisa mostrar mais "palhaçadas" do Carlitos nos próximos meses, ele será sempre bem-vindo!

    "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
    (Charles Chaplin)

    ResponderExcluir
  2. concordo com a Lin. a simplicidade e principalmente a sensibilidade do humor e da humanidade do Carlitos fazem a gente repensar a vida. Sentir falta das coisas mais singelas e dos relacionamentos mais sinceros... a gente assiste sorrindo, com os olhos e o coração.

    ResponderExcluir
  3. Sempre usado por professores para ilustrar os anos 30, após a crise de 29, nos EUA, já vi mil vezes aquela cena do Carlitos na linha de produção fazendo o movimento repetitivo. Charles Chaplin consegue passar através da simplicidade de Carlitos, a realidade da época com humor inteligente, o que os tornam geniais. Mas genialidade não é novidade quanto se trata de Chaplin, em o Grande Ditador, meu filme preferido dele, consegue fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  4. A maldade está quando você passa Tempos modernos e as pessoas reclamam, porque é preto e branco e mudo. Um absurdo deixar de reparar na forma tão doce e ao mesmo tempo sarcástica de fazer comédias e dramas. Importante a herança deixada por Chaplin, não só seus eternos filmes como sua família. A neta dele arrasa nos palcos, faz jus ao avô!

    ResponderExcluir
  5. Bom, os filmes do Chaplin são um dos poucos filmes antigos que eu consigo assistir, por isso ele já tem minha admiração. Com certeza muito à frente do seu tempo. Tempos Modernos nos faz rir, ao mesmo tempo que nos deixa refletir a respeito de nossas vidas. Chaplin é o mestre do humor e um dos melhores do cinema mudo.

    ResponderExcluir
  6. Chaplin é fantástico, ele conseguiu criar um personagem que até hoje é querido por todo mundo. Acho que a falta de som e o preto e braco deixam o filme ainda mais perfeito.
    Carlitos irá arrasar pra sempre.

    ResponderExcluir
  7. Tempos modernos é um filme muito legal e mostra a vida de homem que mesmo depois de ficar quase louco e ir preso ainda arranja tempo para ajudar uma garota órfã. Charles Chaplin consegue fazer uma critica de como os trabalhadores eram tratados com descaso pelas fábricas que só queriam saber de produção e lucro de uma maneira muito engraçada e simples.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ser um clássico ele consegue nos passar uma temática ainda atual. A maneira como é retratado as angustias e sofrimentos dos trabalhadores e a maneira como são tratados pelos patrões, mostra a visão que Chaplin tinha do futuro. E o melhor é que tudo isso é mostrado de uma forma muito leve e divertida que somente Carlitos poderia fazer.

    ResponderExcluir
  9. Críticas ao tratamento a classe trabalhadora e aos burgueses em meio a Revolução Industrial. O homem contra a máquina. Tempos Modernos foi feito com muita criatividade e inteligência. O humor de Chaplin em retratar o cotidiano de seu tempo é inigualável. É uma bela obra fílmica. O último filme mudo de Chaplin, que mesmo não tendo diálogos, conta com música e efeitos sonoros.

    ResponderExcluir
  10. O que falar desse clássico?! Mais um trabalho maravilhoso do Chaplin. que como sempre é primoroso em suas críticas contra atos ilícitos da sociedade. Muitos festejavam a industrialização, mas Chaplin via o que estava por vir.A comodidade da industrialização pode em um primeiro momento ser boa, mas, há grandes consequencias. e uma delas a sanidade do próprio homem. um filme tecnicamente perfeito. e o roteiro nem se fala

    ResponderExcluir