sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Comunicado.:. Cancelamento MOFO desta sexta (24)

Devido a mudança do Instituto Federal do Paraná (IFPR) do campus Jardim das Américas para o João Negrão que está sendo realizada nesta sexta (24) e sábado(25), a exibição do filme "M., o Vampiro de Dusseldorf" (Fritz Lang) no MOFO está cancelada. As atividades do projeto retornam em 09 de outubro, com o filme de Fritz Lang.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tempos Modernos

Por Luiz Gustavo Vilela (Jornalista, especialista em Comunicação e Cultura)

Além do fato de que, mesmo 100 anos depois, Chaplin ainda é um dos mais imitados artistas do mundo enquanto ator, sua contraparte diretor e roteirista bem poderia ter o mesmo mérito. Poucos foram tão conscientes de sua arte e das possibilidades e limitações da linguagem cinematográfica. Sem perder a vontade de inovar e buscar novas e melhores formas de contar uma história, ou passar uma mensagem.
A primeira cena de Tempos Modernos, ovelhas seguindo seu caminho com um corte para pessoas indo para o trabalho, mostra algo da consciência socio política do filme. O contexto é o da depressão americana, pós 29. Tratada de forma delicada por Chaplin, ao colocar tudo como subtexto e pano de fundo, dando espaço para Carlitos brilhar. 

O filme é um transição do cinema mudo para o falado. Apesar da promessa de nunca fazer Carlitos falar, algumas gags são desenhadas para funcionar apenas com som. Mas as falas só aparecem através de dispositivos eletrônicos. Os poucos diálogos são representados pelo painel preto. E quando Carlitos parece finalmente falar (cantar), ele escapa, lindamente, pela tangente.

Charles Chaplin, apesar de único, inaugura toda uma linhagem de grandes diretores britânicos que demonstram maestria nos EUA. Começa com ele, passa por Welles, Hitchcock, Olivier e tantos outros até culminar em um Sam Mendes contemporâneo.


===============================================================

Nesta sexta (24.09), tem o diretor Fritz Lang no Mofo.
"Inspirado em fatos reais, ''M'' narra a trajetória de um assassino sádico, que mata meninas, e ficou conhecido nos anais policiais como 'o vampiro de Dusseldorf '. Exemplo clássico do cinema expressionista, rodado praticamente todo em estúdio - onde era possível valorizar o contraste entre o claro e o escuro (o filme é em preto-e-branco). Interpretação perturbadora de Peter Lorre, com aquela cara de aparência tranquila, vítima de terrível doença mental" (Sinopse retirada do site "E-pipoca"). Não perca!


(Fritz Lang)

(Peter Lorre)

M. O VAMPIRO DE DUSSELDORF

EM CARTAZ, NO MOFO


SEXTA   -  24.09  -  20h40

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

MOFO: Programação de Setembro está imperdível

O feriado passou e o MOFO volta nesta sexta, dia 10, às 20h40, com um filme de Orson Wells de 1941, o polêmico "Cidadão Kane". O filme tem 159 minutos e é considerado por muitos uma obra prima na história do cinema. Hum... com uma fama dessas, você acha que não valerá a pena vir assistir?

E já temos programação para as próximas sessões do MOFO em setembro.
Confira o calendário e não deixe de prestigiar este projeto.