quarta-feira, 30 de março de 2011

A NOITE AMERICANA




La Nuit Américaine / Day for Night, François Truffaut, 1973.


15 comentários:

  1. Ohhh... Severine, como eu amo a Severine...

    Definitivamente, é o melhor filme realizado por Truffaut, pois derruba as máscaras da produção de um filme... No caso, de um filminho blockbuster sem graça chamado "Meet Pamela", que junta um bando de atores "bons" para um fiasco de narrativa (algo semelhante ao que ocorre em Avatar e outros BB's da vida!!)...
    Isso é interessante... A Noite Americana é como se fosse os bastidores de um filme ruim... Onde o making off é muito melhor que o resultado final...
    Tudo no filme é perfeito: Elenco, direção (que também é elenco), fotografia, trilha (adoro o tema de Georges Delerue), cenografia e roteiro...
    O melhor da Nouvelle Vague, se é que este filme é deste movimento, pois tenho as minhas dúvidas...

    ResponderExcluir
  2. O filme teve uma jogada brilhante nos fazendo esquecer de que realmente era uma gravação um dos filmes mais lindo e divertido da época e feitos por Truffaut, que teve essa sacada incrivel.

    ResponderExcluir
  3. Devo confessar que Truffaut nunca foi meu diretor preferido da escola francesa, sou mais Godard, mas este filme prova que Truffaut tinha lá suas qualidade artísticas cinematográficas. Ele acerta a mão no aspecto making of ficcional.

    ResponderExcluir
  4. é um verdadeiro bastidor do cinema, muito bem realizado. atores e diretor de peso. sempre gostei muito dos filmes do Truffaut, esse nem é um dos meus preferidos, mas o acho fascinante.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito divertido, é interessante para pensarmos os bastidores e as dificuldades de uma produção.
    Usei das cenas de iluminação com a luz elétrica com falsete para luz de vela, para analisar a cena do exorcista no trabalho de iluminação.
    O legal deste filme é que mostra que para realizar um filme é preciso ter muito jogo de cintura e foco.

    ResponderExcluir
  7. Achei bem legal esse filme por mostrar os bastidores de uma produção e acho que o público da época deve também deve ter gostado, pois nunca houve nada parecido anteriormente. A trilha sonora tambem é bem legal.

    ResponderExcluir
  8. Filme chato e cansativo. A história não prende e os diálogos parecem ter sido feito de qualquer jeito.
    Ele pode entrar tranquilamente na categoria de filmes cultuados por causa do nome do diretor. Mas ele funcionaria bem nos extras de um DVD qualquer com o título de: "making of da cena do carro no penhasco" e por aí vai.
    No ínicio dos anos 70 já se fazia coisa muito melhor.

    ResponderExcluir
  9. É interessante assistir Uma Noite Americana e pensar que tudo o que está mostrado, também está sendo feito. Por exemplo, os movimentos de câmera e os equipamentos que são utilizados. O filme mostra os problemas de produção que podem aparecer e solução pode ser, ás vezes, roubar um vaso do hotel. A falsidade e o ego dos atores, também são retratados no filme de François Truffaut.

    ResponderExcluir
  10. Noite Americana é um dos poucos filmes “assistíveis” que passaram no MOFO. Mostra a produção de um filme, essa questão metalinguística até que é interessante, mas filme antigo não faz meu tipo :)

    ResponderExcluir
  11. Truffaut, Se inspirou nesse filme. Digo que é o melhor dele. Mostrar o bastidores e as dificuldades de uma produção cinematográfica... o filme do filme. Magnífico... aprovado!

    ResponderExcluir
  12. Filme magnífico.
    Truffaut realmente amava o cinema esse filme é a prova disso, bastidores,truques e varias pequenas homenagens fazem desse filme uma obra-prima.
    Gosto em especial da cena em que Severine em uma cena com Alexandre tem dificuldades em de gravar suas falas, depois tenta empregar um tacnica que usava nos filmes de Felini e por fim ao finalizar a cena sempre erra a porta e abre o armario.

    ResponderExcluir
  13. Eu vi num comentário acima o termo “Making Of Ficcional”. É a melhor tradução para o filme Noite Americana. O filme é bom o bastante para te “enganar” em alguns momentos, fazendo você esquecer que já está assistindo a um filme e o retrato dos bastidores do cinema é tão fiel e realista que, você realmente espera que a toda aquela movimentação resulte em um outro filme.

    ResponderExcluir
  14. A proposta de mostrar o que acontece por trás das câmeras contagia a nossa curiosidade e agusa a nossa vontade de participar. Você acaba se envolvendo e em alguns momentos esquece de que é um Making Of. Mesmo tendo uma característica documental ele tem claramente os traços ficcionais que trazem uma história para dentro de outra história. Ele mostra a realidade de um Set de filmegens da época o que me remeteu automaticamente a comparar com os dias atuais. Muito legal, eu gostei.

    ResponderExcluir
  15. um filme que passa os bastidores do cinema, como as coisas acontecem por fora, algumas partes ate interessantes mas se torna cansativo e ate chato de ver, não prende a atenção, pelo menos a minha, mas dentro das escalas dos grandes filmes acho que ele esta relacionado.

    ResponderExcluir