quinta-feira, 7 de abril de 2011

L´ATALANTE


L'Atalante, Jean Vigo, 1934


15 comentários:

  1. O filme é do gênero comédia nada convencional, para os padrões da época uma mocinha que se casa e vai viver dentro de um navio com seu marido com mais dois tripulantes e ainda alguns gatos, durante as viagens em alto mar eles sempre fazem ancora em algum lugar para festar.


    O cenário é entre o mar e terra a maior parte das cenas são feitas na interna do navio e em terra sempre dentro de alguma casa de festas.
    Vale comentar aqui o leva uma mulher a se casar e não ter uma casa como Lar Doce Lar mais um navio? O roteiro nesta linhagem nos põe a pensar justamente para esta questão, e esse é um bom exercício para se fazer roteiros que quebrem paradigmas porque este com certeza quebrou muitos para sua época .

    ResponderExcluir
  2. Bem... Como já havia dito, é entediante... Sinceramente, não entendo como uma coisa destas pode ser considerado um dos grandes clássicos do cinema...
    Não há uma história bem estruturada e não há bons atores (com destaque ao exagerado personagem de Michel Simon, insuportável do começo ao fim)... Pelo menos é curto e tem uma cena em especial que me agrada: A montagem semi-erótica no final do filme, colocando os dois amantes na mesma situação, com o mesmo sentimento, mesmo estando um distante do outro...
    Sério, pela breve carreira de Vigo, prefiro Zéro de Conduite... Mas vai entender estes críticos que conceituam qualquer coisa!!!

    ResponderExcluir
  3. É o tipo do filme que quando termina, você se levanta de sua cadeira e, dos recônditos de seu inconsciente, sintetiza tudo o que foi assistido com a filosófica e profunda conclusão: "tá, e daí?"

    L'Atalante pode até ter sido um filme "escandaloso" na época em que foi rodado, mas hoje... Sinceramente, nem mesmo a fotografia, dita como o "grande forte" do filme, possui algum 'brilho', ou coisa do gênero. É apenas correta, digamos.

    Em termos de roteiro, a narrativa corre de uma maneira tão desinteressante e com personagens tão apáticos que se torna quase impossível alguma reação de catarse, empatia ou sequer uma mera simpatia por parte do público.

    ResponderExcluir
  4. Daqui a cinqüenta anos muitos iram falar que muitos dos nosso filmes razoáveis são chatos e cansativos, mas principalmente deprimentes, por que é o mesmo pensamento que nós temos quando vemos um filme como este, você espera pelo inevitável e demorado – demorado...demorado...demorado - final, e reza para que ele seja um pouco melhor do que os 80 minutos de projeção que você assistira, mas as orações não lhe ajudam, na verdade você fica mais deprimente porque os pontos de virada que você tanto aguarda são mais chatos do que toda a história em si, na verdade, não tentando ser melodramático, tem alguma história ali?

    ResponderExcluir
  5. Achei até bacana o filme, um pouco intediante.

    Concordo com que disse a Lin no que se refere ao filme que para os padrões da época pode ter sido algo escandaloso, porem hj nos moldes em que está não passa de uma comédia pastelão.

    Em fim é o tipo de filme que só vemos no mofo mesmo, ainda bem que não passa na Tela Quente.

    rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. eu gostei, achei delicado e com uma fotografia muito linda. engraçadinho e história bonitinha, rola também a cena quando os dois estão separados e cada um está em sua cama pensando no outro bem pensada.

    ResponderExcluir
  7. Não devemos falar deste filme comparando com o cinema que vemos hoje, devemos pensar a época do filme, a maneira que foi feito, a mescla de imagens, a presença do desejo e como ele é representado na tela.
    A experiemntação, alguns detalhes bobos.
    Apenas mais um filme para ser visto.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse filme... um dos melhores que o MOFO já exibiu...
    O filme é muito engraçado, principalmente por causa de um dos tripulantes. O roteiro é bem interessante pela época em que foi escrito.

    ResponderExcluir
  9. O filme é velho, estranho, mas é divertido demais!
    Bem engraçado, proporciona um momento agradável e alegre para quem o assiste. Os personagens são bem caricaturados, com destaque para o simpático e irreverente personagem Père Jules (Michel Simom).
    O filme se propõe a contar uma história simples de maneira bem divertida, e consegue.

    ResponderExcluir
  10. "caricaturado" não né thiago, CARICATO* xD

    ResponderExcluir
  11. Woww.. Latalante, que filme chatooo.. Assisti os 10 primeiros minutos, depois cheguei a conclusão de que era melhor eu deitar no ombro da Jéssica para dormir, naquele dia não tinha dormido direito. Portanto, não vou falar sobre o filme, mas não curti.

    ResponderExcluir
  12. Não, não, não... Não gostei, é um dales filmes que você pode alugar para te dar sono. E pode ter toda certeza de que irá dormir. Sei que é um clássico e tudo mais,mas, um bom filme??? Nem tanto!!

    ResponderExcluir
  13. O filme é muito antigo, então não se deve falar tão mal quanto falam. Tem filmes tipo crepúsculo, que gastam uma grana filha da puta e conseguem ser uma merda. Este filme porém, trás uma história bonitinha e cativante, mas o marco principal é o personagem de Michel Simon, que conseguiu me conquistar por suas trapalhadas e suas belas tatuagens.

    ResponderExcluir
  14. Mais um para a seleta lista do chato e cansativo. O filme saiu do convencional na época, mas parou no tempo, é como num mundo de armas nucleares o arco e flecha ainda fosse uma ameaça. Mas tem gente que sabe “muito mais” do que eu, então consagra esse filme.

    ResponderExcluir
  15. podemos chamar este de filme de comedia, estranho por sinal mas bem legal e interessante de assistir, passa grande parte dentro de um navio com uma moça e seu marido e um rapaz e um velho que por sinal é o mais divertido do filme, ele faz muitas trapalhadas e burrices estilo o Chaves, mais ou menos, e uma historia de amor entre o casal de pombinhos com ciumes e brigas, ate se separarem mas o amor fala mais alto e eles terminam felizes para sempre.

    ResponderExcluir