segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tempos Modernos

Por Luiz Gustavo Vilela (Jornalista, especialista em Comunicação e Cultura)

Além do fato de que, mesmo 100 anos depois, Chaplin ainda é um dos mais imitados artistas do mundo enquanto ator, sua contraparte diretor e roteirista bem poderia ter o mesmo mérito. Poucos foram tão conscientes de sua arte e das possibilidades e limitações da linguagem cinematográfica. Sem perder a vontade de inovar e buscar novas e melhores formas de contar uma história, ou passar uma mensagem.
A primeira cena de Tempos Modernos, ovelhas seguindo seu caminho com um corte para pessoas indo para o trabalho, mostra algo da consciência socio política do filme. O contexto é o da depressão americana, pós 29. Tratada de forma delicada por Chaplin, ao colocar tudo como subtexto e pano de fundo, dando espaço para Carlitos brilhar. 

O filme é um transição do cinema mudo para o falado. Apesar da promessa de nunca fazer Carlitos falar, algumas gags são desenhadas para funcionar apenas com som. Mas as falas só aparecem através de dispositivos eletrônicos. Os poucos diálogos são representados pelo painel preto. E quando Carlitos parece finalmente falar (cantar), ele escapa, lindamente, pela tangente.

Charles Chaplin, apesar de único, inaugura toda uma linhagem de grandes diretores britânicos que demonstram maestria nos EUA. Começa com ele, passa por Welles, Hitchcock, Olivier e tantos outros até culminar em um Sam Mendes contemporâneo.


===============================================================

Nesta sexta (24.09), tem o diretor Fritz Lang no Mofo.
"Inspirado em fatos reais, ''M'' narra a trajetória de um assassino sádico, que mata meninas, e ficou conhecido nos anais policiais como 'o vampiro de Dusseldorf '. Exemplo clássico do cinema expressionista, rodado praticamente todo em estúdio - onde era possível valorizar o contraste entre o claro e o escuro (o filme é em preto-e-branco). Interpretação perturbadora de Peter Lorre, com aquela cara de aparência tranquila, vítima de terrível doença mental" (Sinopse retirada do site "E-pipoca"). Não perca!


(Fritz Lang)

(Peter Lorre)

2 comentários:

  1. É valido o ditado que diz, coloque no lugar do outro e veja através de seus olhos. Isso vale para Tempos Modernos de Charles Chaplin, o filme nos transporta para mundo do qual não gostaríamos de sair quando olhamos do mesmo ângulo que ele.
    Tempos Modernos faz o espectador refletir sobre o trabalhos de massa,onde a produção em serio é mais importante do que a construção de um país justo para todos.
    Charles Chaplin critica com humor o sofrimento que vivemos até hoje com a tecnologia e o desenvolvimento da humanidade.

    Tereza Pereira

    ResponderExcluir
  2. Charles Chaplin esta realmente esplendido na suposta última aparição do Vagabundo, o grande perssonagem que o deixou famoso. Tempos Modernos vem caracterizar as dificuldades da grande depressão do pós guerra. O desemprego, mas, em contrapartida e automação. Como sempre Chaplin ligado as questões sócio-econômicas.

    Jean Belegante

    ResponderExcluir