quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

FESTIM DIABÓLICO


Rope, Alfred Hitchcoock, 1948



12 comentários:

  1. Bem... Como outros clássicos de Hitchcock (leia Psicose e Intriga Internacional) consegue segurar o espectador até seu final (bem) meia-boca...
    A "ausência" de edição é uma experiência que, ao meu ver, não torna o filme cansativo como Arca Russa, que se trata realmente de um plano-sequência extremamente maçante...
    Mas como já discutido, passo a desconfiar do dito talento de Hitchcock, que realiza filmes nem um pouco surpreendentes (com exceção de Rebecca, é claro, e de um novidade para mim, Spellbound).

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Robson e coloco "Vertigo" na lista dos surpreendentes. Sempre que eu pensava em me cansar do filme, lá ia Hitchcock com uma insana surpresa!

    ResponderExcluir
  3. Não sou um conhecedor de Hitchcock, sempre tive preguiça de vê-lo.
    Consegui perceber os cortes invisíveis deste filme, o que me deixou feliz.
    A forma como foi gravado, sendo um elogio ao teatro ficou interessante.
    A tensão do personagem mais bobão até que segura a narrativa por um bom tempo.
    Gostei do filme pela relação dos dois personagens principais, mas o tal do professor da faculdade que aparece e resolve o mistério, achei meio tosco, meio MacGyver, House, ou sei lá mais o que.

    ResponderExcluir
  4. eu gostei muito desse filme e gosto muito dos filmes do Hitchcock,pois são inteligentes,e tem um certo suspense.esse filme em particular brincou com a ideia de plano-sequencia,mesmo sendo lógico e óbvio de que não foi gravado assim,até mesmo porque a tecnologia da epoca não permitia tal proeza,a trama é boa,apesar de algums detalhes e personagems serem bem toscos, esse filme sempre será um classico.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez a criatividade da direção mostra a sua face. Realmente temos de dar o braço a torcer pela ousadia do plano sequência. A história é legal e tem o seu desenrolar de maneira a atrair a atenção do público criando o ar de suspense, mas deixando as pistas no meio do caminho pra que se possa juntar o quebra-cabeças. No final do filme fica óbvio qual cerá o seu desfecho.

    ResponderExcluir
  8. Existem filmes que parecem dar o final já na apresentação dos personagens. Acho que este é um deles. Ainda assim, a forma como a história é mostrada prende a atenção. A gente quer saber como nossas expectativas são ou não confirmadas, como o tal detetive se vira na festa (para mim, uma prova que os assassinos sádicos queriam dar a si próprios do quão inteligente eles pensavam ser).

    ResponderExcluir
  9. “Clássico é clássico e vice-versa”. Que o filme é bom ninguém contesta. Claro que isso se deve ao olhar inconfundível de Alfred Hitchcock.
    Roteiro robusto, direção excelente e elenco a contento sem contar todos os “por maiores” que cercam o filme nos bastidores, como o episódio no qual Hitchcock recomprou os direitos deste filme, junto com outros três de seus clássicos, som para deixa de legado para sua filha. A sorte dos fãs do “director” foi que a herdeira e filhinha do papai liberou para a mídia, os chamados “filmes perdidos de Alfred Hitchcock”, mesmo que quarenta anos depois.

    ResponderExcluir
  10. Meu filme preferido de Hitcock. esse filme é genial! Um dos melhores suspenses de todos os tempos. Festim Diabólico trata do real, apresentando os maiores defeitos e qualidades das emoções humanas. Gravado totalmente em estúdio. A história de Festim Diabólico é simples, mas repleta de personagens que tornam o filme complexo e dinâmico. Simplesmente magnífico!

    ResponderExcluir
  11. Um filme com um roteiro primoroso. e com a direção de Hitcock não há como não elogiar. a historia te em volve e te prende até que as luzes se acendam. se a tecnologia da época permitisse seria um belo plano sequencia. em fim é perfeito em todos os detalhes.

    ResponderExcluir
  12. E um filme que vale a pena assistir, podemos considerar como um classico, com uma historia instigante onde dois amigos matam um terceiro so pra provar que podem realizar um crime perfeito, com uma direção impecavel, a atuação dos atores tambem foi boa, um filme sem efeitos e com uma montagem de dar inveja a alguns na epoca, ele consegue prender a atenção de todos mesmo a gente ja sabendo quem são os assassinos.

    ResponderExcluir