sexta-feira, 10 de setembro de 2010

MOFO: Programação de Setembro está imperdível

O feriado passou e o MOFO volta nesta sexta, dia 10, às 20h40, com um filme de Orson Wells de 1941, o polêmico "Cidadão Kane". O filme tem 159 minutos e é considerado por muitos uma obra prima na história do cinema. Hum... com uma fama dessas, você acha que não valerá a pena vir assistir?

E já temos programação para as próximas sessões do MOFO em setembro.
Confira o calendário e não deixe de prestigiar este projeto.

14 comentários:

  1. FILMÃO, imperdível!!... vamos lá, gente, como diriam os power rangers: "hora de mofar!!!"

    ... e na próxima semana: Chaplin!

    Abraços.

    Luís.

    ResponderExcluir
  2. Gente! Não posso deixar de fazer o comentário. Com tudo que o filme trouxe de inovações na linguagem cinematográfica, os críticos fanáticos nunca lembram de dizer isso: Citizen Kane é um dos filmes com a pior maquiagem de todos os tempos! Merecia a framboesa de ouro de 1941!

    ResponderExcluir
  3. Rosebud! Orson Welles maquiado de Charlie Kane é mais medonho que o capitão Kurtz do Marlon Brando em Apocalypse Now!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Considerado várias vezes como o melhor filme da história, Cidadão Kane inova em vários pontos, Orson Welles faz uma narrativa não linear, o filme começa depois da morte de Kane, conhecemos o personagem a partir de flashbacks que vem de depoimentos de pessoas próximas a Kane. Welles também diferencia seu trabalho, pois utiliza profundidade de campo, e ângulos diferenciados, para época, como o contra-plongée.

    ResponderExcluir
  8. Como eu havia dito anteriormente,realmente o filme é bom, mas a maquiagem estava péssima. O que não ofuscou a bela obra de Orson Wells. É interessante a maneira como é retradado o jornalismo da época e como ele o revolucionou.A iluminação é meio precária e muitas sombras podem ser percebidas, o que traz o ar sombrio as cenas. Os flashbacks e os planos sequência trazem a modernidade para a época.

    ResponderExcluir
  9. Cidadão Kane trás a tona o poder da imprensa, mostra como a mídia manipula a sociedade, através de manchetes sensacionalista, a forca e influencia que a notícia pode dar a um homem . Podemos ver exemplo muito próximos de monopólio e falácia da grande mídia com isso faz com que Cidadão Kane esteja mais atual do que nunca .Para quem não assistiu tá aí um grande filme sem tanto efeito ,mas com ideologia .

    Tereza Pereira

    ResponderExcluir
  10. Esse Charles Kane trabalhava com a imprensa de uma forma que manipulava a opinião pública. Tentava decidir o que as pessoas iriam pensar, mas não conseguia fazer isto na sua vida. De certa forma sempre distante das pessoas ao seu redor, devia se sentir sozinho. Este vazio não era compensado pelos seus bens materiais e estava sempre insatisfeito.

    ResponderExcluir
  11. Genial! A linguagem cinematográfica desse filme fica pra história. O contra-plongeé usado para aumentar o poder do personagem até hoje usado.Pra mim a maquiagem não importa tanto nessa caso, acho que o roteiro e a linguagem são tão gritantes que ofuscam tais miudezas.

    ResponderExcluir
  12. Um filme incrível que continua atualismo. Mostra como um homem construiu um império a partir do nada, e mostra com muita clareza o poder que a imprensa pode proporcionar ao homem, manipulando a opinião publica. Foi um dos primeiros filmes a usar o recurso de flash back para o desenrolar da trama.

    ResponderExcluir
  13. Um clássico para o cinema mundial...
    porém minha relação com este filme vai além disso: Eu jamais vi este filme, porém conheço toda a sua narrativa, por culpa dos spoilers que rondam este mundo online... a primeira vez que tentei ver o filme uma cara amiga C.B. (nomes ocultos) me deu logo o spoiler do que significa "Rosebud"... A vontade de assisti-lo acabou...
    passado alguns anos, comprei o filme, que até hoje está na minha prateleira (entre meus originais de "Chitty Chitty Bang Bang" e "Children of Men"), intocável, pois não tenho o entusiasmo de ver algo que já conheço de boca a boca... Para mim, ver "Citizen Kane" seria assistir um remake de uma história que já vi anteriormente através do "poder da imaginação"!!!
    Observação interessante: Já assisti "The battle Over Citizen Kane", que aumentou ainda mais minha vontade de evitar o filme original...
    Por fatos como este às vezes me considero anormal!!!

    ResponderExcluir
  14. Obra-prima, dessas inquestionáveis na história do cinema.
    Atuação magnífica de Orson Welles que por trás da câmera dá uma aula de plongée e contra plongée. Gênio por atrás e na frente da tela.

    ResponderExcluir